Veja como Deus trabalha em processos. Na criação, Ele não fez tudo em um só dia. Foram seis dias de obra até chegar ao homem, sua coroa. No sétimo dia, Ele descansou e desfrutou da criação. Deus poderia ter feito tudo de uma vez? Sim. Mas Ele escolheu fazer em etapas, em processo.
O mesmo padrão vemos na história de Israel e nas visões do profeta Ezequiel.
O nome Ezequiel significa “Deus fortalece”. Ele teve visões profundas do sobrenatural desde o início do seu ministério, inclusive profetizando durante o cativeiro da Babilônia. Mas também profetizou a restauração de Israel – e essa restauração aconteceu em etapas:
Ezequiel 36: Promessa de restauração espiritual: Deus anuncia que dará ao Seu povo um novo coração e um novo espírito. Fala da purificação, renovação interior e restauração da aliança. É a promessa de uma nova identidade para um novo tempo.
Ezequiel 37: Visão do vale de ossos secos: uma visão poderosa de vida sendo restaurada ao que estava morto. Os ossos ganham forma e se enchem de vida por meio da Palavra profética e do sopro do Espírito. Um retrato da ressurreição espiritual e coletiva de Israel.
Ezequiel 40–42: Visão do templo restaurado: Deus revela medidas detalhadas de um novo templo, simbolizando santidade e estrutura do Reino restaurado. Um lugar preparado para a habitação do Senhor.
Ezequiel 43: O retorno da glória de Deus: A glória do Senhor volta ao templo, enchendo-o com Sua presença. Marca o ponto alto da restauração: Deus habitando novamente no meio do Seu povo.
Ezequiel 47: O rio da vida fluindo do templo: Das portas do templo brota um rio, símbolo do Espírito Santo e do mover de Deus. Esse rio traz cura, vida, abundância e frutificação por onde passa.
Agora olhe o que Ezequiel vê no capítulo 47:
Ele é levado por um anjo a ver um rio que nasce debaixo do templo. E esse rio vai crescendo: primeiro dá nos tornozelos, depois nos joelhos, nos lombos, até se tornar um rio tão profundo que não se pode mais atravessar andando – só nadando.
Isso fala da profundidade em Deus. Quando estamos com águas nos tornozelos, ainda temos controle. Entramos e saímos facilmente. Mas, quanto mais nos aprofundamos, mais dependemos de Deus. Chega uma hora que não dá mais pé. Precisamos boiar e ser levados pela correnteza do Espírito.
O nível da nossa profundidade em Deus será proporcional ao nosso nível de rendição. Quanto mais nos rendemos, mais o Senhor nos leva para águas profundas. Amém?
Você quer águas mais profundas? Então diga: “Senhor, leva-me mais fundo! Eu quero mais da Tua presença, mais da Tua glória, mais da Tua unção.”
O que essas águas fazem?
Onde elas passam, tudo vive! (Ezequiel 47.9)
Elas tornam saudáveis as águas do mar morto. Elas geram vida, saúde, cura, abundância, frutificação. Elas transformam tudo!
Ezequiel viu uma grande abundância de árvores e uma multidão excessiva de peixes. Isso fala de alimento, cura, provisão, prosperidade. As águas que fluem do trono de Deus trazem vida!
E sabe o mais tremendo? Jesus disse que “quem crer em mim, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7.38). Ou seja, essas águas já estão em nós!
O Espírito Santo habita em nós e é Ele quem nos conduz nesse progresso do Reino. É Ele quem faz crescer a Palavra plantada no nosso coração. É Ele quem manifesta o Reino em nós e através de nós.
Por isso, honramos a presença do Espírito Santo. Ele é o selo, o penhor, o Espírito de profecia, o agente da restauração. Ele é a garantia de que Jesus voltará para estabelecer o Reino plenamente sobre as nações.
Busque em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça; e todas as outras coisas serão acrescentadas (Mateus 6.33).
Declare: “Venha o Teu Reino, Senhor! Seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu!” Ele cresce em nós, nos transforma e se manifesta por meio de nós. Glória a Deus!