Escreva para nós

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Destaques

  • All Post
  • Atualidades
  • Destaques
  • Mais lidas
  • Missões no Brasil
  • Missões no Mundo
  • Populares
  • Séries
    •   Back
    • Cultura do Reino
    • Vida Plena

Categorias

Edit Template

Entregue a sobrecarga: um convite aos cansados

Aperte o play para ouvir esse conteúdo:

“Venham a mim e resistam” — Amém? Vamos começar lendo Mateus 11.28. É um texto bem conhecido, citado em muitos momentos da vida. Mas veja o que ele realmente diz:

“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” 

Aqui, Jesus está falando com um grupo específico de pessoas: os cansados e sobrecarregados. Ele não está chamando quem está cheio de energia, quem está forte, mas quem está esgotado. E sobrecarga aqui é carga em excesso: física, emocional e espiritual.

É como se Jesus estivesse dizendo: “Você está cansado(a)? Está carregando um peso maior do que deveria? Tem fardo que você está levando que nem o Pai quer que você carregue. E mesmo assim, você insiste.”

Sabe, por esses dias, eu virei uma chave em um pensamento que sempre me pesava. Eu percebi: “Espera aí… isso já foi resolvido. Já entreguei a Deus. Por que estou carregando isso de novo? O passado ficou lá atrás. Não preciso trazê-lo para o presente nem para o meu futuro. Isso só vai me sobrecarregar desnecessariamente.”

Então, o que fazer quando nos sentimos assim?

Tudo muda quando vamos até Jesus e dizemos: “Senhor, essa carga aqui é sua, não minha. Eu não preciso mais carregar isso.” É no altar que a gente entrega esse peso extra. A gente não precisa andar com ele. Amém?

Claro que, dentro do contexto, Jesus também se referia ao fardo religioso imposto pelos fariseus. Por isso, Ele diz no versículo 29:

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.”

Ou seja, Jesus quer dar descanso à nossa alma. O jugo Dele é suave. O fardo Dele é leve. Deus não sobrecarrega ninguém. Quem se sobrecarrega somos nós, ou as pessoas ao nosso redor. Mas Deus conhece o nosso limite. Ele não nos entrega mais do que podemos suportar.

 

As decisões dos outros

Se alguém próximo a você — da sua família, do seu ministério, do seu trabalho — tomou decisões erradas, a sua parte é orar, interceder, mas sem carregar esse peso.

Tem carga que você está assumindo que não é sua. Você não é responsável pelas decisões dos outros. Assim como a salvação é individual, a responsabilidade também é. Você orienta, ora, mas não pode carregar a consequência da escolha de outra pessoa. Amém?

E aí entra a resistência que Jesus menciona. É preciso resistir à tentação de assumir um peso que não é nosso.

Sabe quando você vai à academia e tenta levantar um peso além da sua capacidade? Pode até se machucar. Tem gente que já desmaiou tentando fazer isso. Por quê? Porque não era a carga certa para a capacidade de seu corpo. E, espiritualmente, funciona da mesma forma.

Se você está emocionalmente sobrecarregado por coisas que não são suas, é hora de entregar. Entregar mesmo. Hoje pode ser o dia dessa entrega!

Tome posse da suavidade e da leveza do jugo de Jesus: Ele já conquistou isso por nós!

Compartilhe:

Luiz Augusto Carneiro

Postagens do autor

Edit Template

Fique por
dentro!

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Nome
Digite corretamente o seu email

Edificando a fé com informação, gerando conexões e fornecendo insights para a Missão no Brasil e no mundo.

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelos Termos de Serviço e Política de Privacidade do Google.

©2024 Portal Hub Comunicação. Todos os direitos reservados. | Powered by Portal Hub

É proibida a reprodução do conteúdo ou de qualquer imagem de nossa autoria sem autorização prévia.

Traduzir »