As coisas estão muito aceleradas. As informações chegam o tempo todo, e isso se transforma numa verdadeira guerra na mente. É uma batalha invisível, uma guerra espiritual, uma luta por destinos.
Diante de tudo isso, precisamos parar e refletir: de onde vem a nossa esperança?
A origem da nossa esperança
A nossa esperança não vem de governantes. Sim, Deus pode até usar pessoas, pode mover corações, mas a nossa verdadeira esperança vem de onde? Vem do Senhor.
A nossa esperança não está numa boa economia, nem em estratégias humanas. Está na eternidade, está em Cristo. Que Deus nos dê forças para seguir firmes com essa esperança viva!
Nosso sustento vem do Senhor. Ele provê ontem, hoje e sempre. A minha esperança não está na empresa em que trabalho, nem nos relacionamentos profissionais ou nos contatos que eu tenho. E a sua também não deve estar, amém?
Não dá pra confiar em nada que não seja o Senhor. Não posso confiar plenamente em governo, em instituições públicas ou privadas, nem mesmo nas pessoas. A Bíblia é clara: “Maldito o homem que confia no homem.” Nossa confiança deve estar em Deus, e é dEle que vem a nossa esperança.
Romanos 15.13 diz assim:
“E o Deus da esperança vos encha de todo gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.”
Amém?
Ou seja, quando colocamos nossa esperança em Deus, Ele nos enche de alegria e paz, mesmo em meio ao caos do mundo. Ele é o Deus da esperança!
E veja: para sermos ricos em esperança, precisamos ter essa riqueza aqui na terra — a riqueza espiritual, a riqueza da fé. Porque é o Espírito Santo que nos fortalece e nos dá essa certeza: vai ficar tudo bem. Na nossa vida, na nossa casa, na nossa família, no nosso sustento… e, principalmente, na eternidade.
Esperança é o sentimento de quem crê e vê como possível a realização de algo bom. Por isso, precisamos colocar a nossa esperança em Deus — não no sistema, não na economia, não nas pessoas. Nele, estamos guardados.
Esperar é não desistir. É aguardar que algo se cumpra. Se minha esperança está em Deus, tudo o que Ele prometeu vai acontecer. As mentiras do inimigo não vão se concretizar. Quando ele disser que você não vai vencer, que não vai viver a promessa… Repreenda! Declare: “Isso não vai acontecer! Eu creio em Deus!”
Lembre-se de Elias. Jezabel ameaçou tirar sua vida em 24 horas. Mas o que aconteceu? Elias nunca morreu. Ele foi arrebatado! A ameaça do inimigo não apenas falhou naquele momento — ela nunca se concretizou. Porque quem tem esperança em Deus, não será envergonhado.
Romanos 8.24-25 nos lembra:
“Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança. Pois quem espera o que já vê? Mas se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.”
Ou seja, a esperança não se baseia no que a gente vê agora, mas no que a gente crê que Deus vai fazer.
Quando não vemos adiante, do que precisamos?
Precisamos de paciência.
O Espírito Santo nos dá paciência para não tomarmos decisões precipitadas e para não sairmos da direção de Deus. A oração precisa ser o primeiro passo — não o último recurso!
Provérbios 13.12 nos alerta:
“A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo realizado é árvore de vida.”
Às vezes a gente se frustra, sim. Mas Deus está trabalhando! Mesmo quando nosso coração está abatido, Ele está agindo nos bastidores. A falta de esperança dói, mas quando confiamos no Senhor, Ele renova tudo.
O autor do livro “O Peregrino”, John Bunyan, escreveu: “A esperança floresce quando a fé está forte.” Por isso, precisamos também fortalecer a nossa fé na Palavra. O pecado nos afasta da Bíblia, mas a Bíblia nos afasta do pecado. Quando caminhamos com a Palavra como regra de fé, nossa esperança se fortalece.
Hebreus 11.1 diz:
“Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem.”
A fé sustenta a esperança. A fé diz: “Vai acontecer!”
No versículo 3 de Hebreus 11 lemos que tudo foi criado pela Palavra de Deus — o invisível se tornou visível. Isso é fé. Deus criou tudo com Sua Palavra. Ele dirige a sua vida. Ele é Senhor da sua história. Nada pega Deus de surpresa!
Filipenses 4.19 afirma:
“O meu Deus, segundo as suas riquezas em glória, há de suprir cada uma de vossas necessidades em Cristo Jesus.”
Todo mundo tem necessidades emocionais, espirituais, físicas, financeiras etc. Deus conhece todas. A nossa esperança é que Ele vai suprir cada uma delas. Ele usa pessoas, situações, mas Ele não falha.
Salmos 65.5-7 diz:
“Com tremendos feitos nos respondes em tua justiça, ó Deus Salvador nosso, esperança de todos os confins da terra…”
Davi declara que Deus é esperança mesmo nos lugares mais distantes. Não importa onde estamos ou o que estamos vivendo — Ele continua sendo a nossa esperança.
Isaías 40.29-31 nos conforta:
“Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. […] os que esperam no Senhor renovam suas forças.”
Deus renova. Deus fortalece. Quando estamos cansados no corpo e na alma, Ele nos levanta!
1 Pedro 1.3 declara:
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.”
Nossa esperança é viva, porque Jesus está vivo! Tudo o que Ele disse se cumpriu ou está se cumprindo. Ele prometeu que viria — e veio. Ele disse que estaria conosco — e está. Ele disse que enviaria o Espírito Santo — e o enviou. Ele disse que voltaria — e vai voltar. Aleluia!
Tudo o que está acontecendo no mundo faz parte do plano de Deus. Leia Mateus 24; leia também as cartas. Tudo está dentro do propósito eterno. Mas, acima de tudo, lembre-se: a nossa esperança tem nome. E o nome é JESUS.
Se você deseja renovar sua esperança, firmar sua fé, colocar sua confiança no lugar certo (no Senhor) ore com fé. Diga: “Senhor, eu quero e eu preciso!”